É bem longo o caminho que a cerveja tem feito, desde que começou a ser produzida no seio de algumas das civilizações antigas mais importantes até se tornar o elemento central de um dos maiores festivais do mundo, o Oktoberfest. É atualmente a bebida alcoólica mais consumida no mundo, e a sua importância social é incontornável, com presença garantida em diversos momentos de celebração, gastronomia, ou simplesmente descontração.
Mais vale tarde que nunca
Por tudo isto, é incrível pensar que antes de 2007 esta deliciosa bebida não tivesse o seu próprio dia. Poder-se-á argumentar que todos os dias são bons para celebrar a cerveja, mas Jesse Avshalomov foi de opinião que tal não era suficiente, e, por isso, num bar em Santa Cruz, na Califórnia, deu início a uma nova tradição, a celebração do Dia Internacional da Cerveja.
Curiosamente o dia desta festividade não é sempre o mesmo. Confuso? Nós explicamos. Apesar de inicialmente ser celebrado sempre no dia 5 de Agosto, tendo o mês sido escolhido pelas suas habituais e convidativas condições meteorológicas, após algumas edições o fundador em 2012 decidiu que faria mais sentido que o dia se celebrasse na primeira sexta feira do mês, ao que nós agradecemos.
Uma bebida de união

Desengane-se quem achar que este dia é apenas mais uma desculpa para beber uma cerveja. Pelo contrário, o dia reveste-se de três nobres propósitos:
Saborear a cerveja estando na companhia de amigos
Celebrar a bela arte dos mestres cervejeiros e de todos os que contribuem para o seu serviço
Unir o mundo numa celebração que inclui todas as cervejas de todos os países e culturas do globo
Refira-se que, desde o seu modesto e recente começo, este dia é hoje celebrado em mais de 80 países, do qual Portugal faz orgulhosamente parte. Eis um bom motivo para erguermos o copo e vos desejar um feliz Dia Internacional da Cerveja.




