Se a India Pale Ale (IPA) é uma pale ale preparada para ser expedida para o ultramar inglês, a American Pale Ale (APA) é uma adaptação da pale ale inglesa feita por cervejeiros artesanais modernos dos Estados Unidos, refletindo ingredientes indígenas. Ambas se tornaram, nos dias que correm, estilos internacionais, com cada vez mais adaptações a surgirem em países com um mercado emergente.
Séc. XVII - A Cerveja Pale ale torna-se comum em Inglaterra

A evolução do processo de queima do carvão permite a criação de um malte mais limpo e de cor mais clara, já que não está em contacto directo com a combustão. Embora fosse apenas relativamente pálida, a criação da Pale Ale revoluciona o mundo da cerveja.
Séc. XVIII - Difusão pelo império britânico
Em plena Revolução Industrial, esta cerveja é enviada para todo o ultramar britânico em barris mas, face aos climas mais quentes, nem sempre sobrevive à viagem nas melhores condições.
Séc. XIX - Nascimento da IPA

A Pale Ale evolui para uma versão com mais lúpulo e de teor alcoólico superior, de forma a suportar a viagem marítima de cinco meses: assim nasce a India Pale Ale (IPA), muito popular no império britânico ao longo do século XIX graças ao seu carácter refrescante.
Séc. XX - Nascimento da APA

Nos anos 1980, o interesse pelos estilos de cervejas tradicionais renasce, liderado pelas microcervejarias artesanais da América do Norte. O uso de ingredientes americanos para emular a british pale ale dá lugar à American Pale Ale, uma cerveja de sabores cítricos, florais ou frutados, próprios das variedades de lúpulo dos Estados Unidos
SABIAS QUE...
A primeira cervejaria da Índia foi criada no início do século XIX, no sopé dos Himalaias.
Produzia uma IPA chamada Lion, que durou até aos anos 1960.
Ingredientes
A utilização de lúpulos americanos é a principal diferença entre a APA e a IPA. Uma boa APA mantém o equilíbrio entre o malte e os lúpulos, sendo estes mais pungentes, cítricos e florais do que os seus familiares britânicos.
Já na clássica IPA inglesa, são usados lúpulos tradicionais britânicos, particularmente no final da produção, sublinhando-se um amargor que se sobrepõe ao malte.
E se estivermos a falar de uma IPA feita com lúpulos americanos? Neste caso, a distinção face à APA complica-se ainda mais, tendo mais a ver com graus de intensidade. Isto é, numa APA existirá tendencialmente um maior equilíbrio entre as suas características maltadas e lupuladas, ao passo que numa IPA o lúpulo é mais proeminente.
No copo
Tipicamente, a APA é mais clara e tem menos produtos derivados da fermentação do que a IPA.

Espuma
IPA - Cabeça de espuma persistente de dimensão moderada que pode ir do tom branco ao bronze
APA - Cabeça de espuma moderadamente larga em tom branco a bronze.
Cor
IPA - A cor veria de dourado a âmbar profundo, mas a maioria das IPA são razoavelmente pálidas.
APA - A cor varia de dourado pálido a âmbar claro.
Aromas e sabores
A IPA tem um aroma e um sabor moderado a intenso a lúpulos florais, picantes ou cítricos. Também na APA o traço principal é o aroma e sabor a lúpulo moderado a forte, mas pode ser usado um leque de lúpulos americanos ou do Novo Mundo com aromas mais variados: cítricos, florais, a pinho, resinosos, picantes, a frutos tropicais, bagas, ameixa, pêssego, cerejas, manga ou melão. Ambas podem ter notas gramíneas se for usado dry-hopping.
Ambas têm um aroma e sabor baixo a moderado a malte, que pode ser torrado ou caramelizado. No caso da APA, o aroma e sabor a malte podem também ter um carácter especial de biscoito ou pão.
Teor alcoólico
O volume de álcool depende do estilo que estamos a considerar. Isto porque, ao longo dos anos, e dada a sua popularidade, a tradicional IPA já inspirou uma grande variedade de cervejas, já consideradas como estilos próprios de pleno direito.
O Beer Judge Certification Program (BJCP) inclui a American Pale Ale e as IPA em categorias diferentes: a American Pale Ale é incluída no grupo das Pale American Ale (onde também encontramos a Blonde Ale), enquanto as várias Specialty IPA e a American IPA são incluídas no grupo das IPA - uma categoria que contempla as modernas IPA americanas. A English IPA surge numa outra categoria, com cervejas de países da Commonwealth.






