Saltar para o conteúdo principal da página

Idioma

A origem dos sabores Super Bock

Uma tradição que respeita o tempo, os ingredientes e o sabor.

Nesta página mostramos-te, passo a passo, como transformamos matéria-prima em momentos inesquecíveis à mesa, no bar ou entre amigos.

 

1ª FASE

Moagem

É feita a seleção do tipo de cereal, de acordo com a cerveja que se pretende produzir, colocando-o depois no moinho, para que seja moído.

2ª FASE

Empastagem e brassagem

Na caldeira de empastagem, a água é adicionada ao malte moído. Depois, ocorre a brassagem - a mistura destes componentes a uma temperatura adequada, de forma a ativar determinadas enzimas. Aqui é feita a extração dos açucares existentes nos cereais.

3ª FASE

Filtragem

Filtram-se todas as cascas dos cereais de modo a obter o líquido filtrado. É neste que o líquido fica com uma cor aproximada à cor final.

4ª FASE

Ebulição ou fervura

O líquido segue para a caldeira de ebulição, ainda é tudo mosto. Só é considerado cerveja na fermentação. A temperatura sobe e adiciona-se o lúpulo. Quanto mais cedo se acrescentar o lúpulo, mais características de amargor passará para a cerveja, quando mais tarde, mais os aromas do lúpulo se farão sentir no produto final.

5ª FASE

Arrefecimento

A temperatura do mosto desce e são dadas às leveduras condições ótimas de trabalho. Em termos de temperatura, alimento e PH. As leveduras são os agentes responsáveis pela existência de cerveja. A temperatura de arrefecimento varia consoante o produto que se pretende ter.

6ª FASE

Fermentação

Insere-se a levedura, que vai começar a fermentar e a transformar os açúcares em álcool e em CO2. A fermentação decorre durante 5-9 dias, variando de acordo com a cerveja que está a ser produzida. A partir deste momento podemos começar a chamar este líquido de Cerveja.

7ª FASE

Maturação

Esta é a fase de estabilização da cerveja, afinando o seu sabor. É também quando se pode fazer o dry hopping, ou seja, o acrescentar tardio do lúpulo, através de uma infusão a frio, permitindo uma grande retenção dos aromas do lúpulo.

8ª FASE

Filtração final

A cerveja é clarificada e retiram-se as partículas em suspensão, tornando-a mais atrativa e brilhante.

9ª FASE

Enchimento

Para manter as suas características, colocam-se as cervejas nas respetivas garrafas, ou barris, e seguem para os pontos de venda.

Mais sobre as origens

A história da cerveja em Portugal

Desde as primeiras produções artesanais e influências monásticas até à industrialização e às marcas que moldaram o paladar nacional, a evolução da cerveja em Portugal..

A História da Super Bock

Desde o primeiro brinde até hoje, a Super Bock tem marcado gerações com momentos inesquecíveis, vem reviver estes momentos