Saltar para o conteúdo principal da página

Idioma

12 Formas de servires cerveja

Sabias que cada estilo de cerveja tem o seu copo ideal? Escolhe o certo e desfruta ao máximo.

Copo de cerveja tipo Pilsner, alto e estreito, topo mais largo e corpo afunilado, ideal para realçar a cor dourada e a carbonatação das cervejas leves e claras.

Capacidade - 300 ml

Pilsen ou Pilsner

Copo de cerveja alto e estreito ideal para Cerveja Pilsner. A boca mais larga do que o fundo ajuda a encaminhar o aroma da bebida para o nariz. Permite a fruição de sabores menos intensos das cervejas mais leves. Copo indicado para servir a cerveja Super Bock.
Copo de cerveja tipo Weizen, alto e curvado, com base estreita e boca larga, ideal para realçar o aroma frutado e a espuma abundante das cervejas de trigo.

Capacidade - 500 ml

Weizen

Copo alto e robusto, de vidro fino e maior que o Pilsner, ideal para Weis, Dunkel Weis, Weizenbock. O formato alarga e volta a afinar junto à borda, mantendo a espuma cremosa e a levedura no fundo, perfeito para realçar o sabor e a aparência das cervejas de trigo não filtradas.
Copo de cerveja tipo Flute, alto e estreito, com corpo alongado e boca pequena, ideal para preservar a efervescência e os aromas delicados de cervejas espumantes e leves.

Capacidade - 200 ml

Flute

Ideal para Lambic, Gueuze, Grape Ale, de haste esguia e fina, habitualmente mais curta do que a dos tradicionais copos de champanhe, permite conservar a carbonatação e a frescura da bebida, enquanto exalta e intensifica o aroma graças à rápida libertação dos voláteis.
Copo de cerveja tipo Pokal, de formato elegante com corpo curvo e haste curta, ideal para manter a temperatura e destacar o aroma e a clareza de cervejas mais leves ou lagers especiais.

Capacidade - 330 ml

Pokal

Copo de cerveja que pode apresentar variantes, ideal para Bocks e Maibocks, um copo com um pé relativamente alto e boca estreita para permitir fruir os aromas e sabores mais leves. Favorece a conservação da espuma.
Copo de cerveja tipo Tulipa, com corpo arredondado e boca que se abre ligeiramente para fora, ideal para realçar os aromas e preservar a espuma de cervejas aromáticas como as Belgian Ales e IPAs.

Capacidade - 330 ml

Tulip

Copo elegante com pé baixo e base circular, que facilita a boa degustação da cerveja, ideal para: Saison, Belgian Ales e Strong Ales. A forma do copo facilita a observação da espuma. Boa capacidade para preservar os aromas e sabores da cerveja. Copo tradicional belga.
Copo de cerveja do tipo Goblet ou Cálice, com taça larga e haste curta, ideal para realçar aromas complexos, permitir goles generosos e manter a espuma de cervejas encorpadas e intensas, como as Belgian Ales e Strong Ales.

Capacidade - 400 a 500 ml

Goblet ou Cálice

Ideal para Belgian Abbey Ales, um copo elegante, de pé alto e boca larga, ideal para formar espuma generosa e intensificar os aromas. Alguns modelos têm rebordo dourado ou prateado. Os cálices mantêm o mesmo formato, mas são mais espessos. Perfeito para servir Super Bock Abadia.
Copo de cerveja tipo Snifter, com taça arredondada e boca estreita, ideal para concentrar os aromas e permitir que a cerveja aqueça levemente nas mãos, realçando os sabores complexos de cervejas fortes e encorpadas como Barley Wines e Imperial Stouts.

Capacidade - 180 a 240 ml

Sniffter

Copo baixo, arredondado e de boca estreita, ideal para cervejas fortes e complexas, como Barleywine, Belgian Dark Strong Ale, Eisbock, Russian Imperial Stout e Quadrupel. Realça e retém os aromas intensos, permitindo apreciar melhor o sabor e o caráter destas cervejas encorpadas.
Copo de cerveja tipo Teku, com design moderno, taça angulada e haste longa, ideal para concentrar os aromas e destacar a aparência e o sabor de cervejas artesanais de diferentes estilos.

Capacidade - 330 ml

Teku

Ideal para todo o tipo de cervejas um copo elegante, de vidro fino e pé alto, que evita aquecer a cerveja com a mão. O topo mais estreito retém os aromas, valorizando cervejas aromáticas. O rebordo facilita o deslizar da bebida, tornando a experiência mais suave. Ideal para as cervejas Selecção 1927.
Copo de cerveja tipo IPA moderno, com base estreita e corpo que se alarga no meio e na parte superior, cheio com cerveja dourada e espuma cremosa, ideal para intensificar os aromas do lúpulo e preservar a carbonatação.

Capacidade - 330 ml

IPA

Ideal para cervejas IPA com um copo de forma rebuscada, com sulcos desenhados na base que ajudam a libertar os aromas da cerveja conforme se vai degustando. O meio do copo é largo e afunila ligeiramente na boca, o que ajuda a reter o aroma dentro do copo.
Copo de cerveja tipo Stange, alto, estreito e cilíndrico, ideal para destacar a cor, o brilho e os aromas sutis de cervejas delicadas como Kölsch e Altbier.

Capacidade - até 500 ml

Stange

Copo tradicional alemão, cujo nome significa “haste”, ideal para Kölsch. É cilíndrico, alto e estreito, sendo usado para cervejas mais delicadas. A forma ajuda a concentrar e ampliar os aromas.
Copo de cerveja tipo Pint, de formato simples com corpo largo e ligeiramente curvado próximo à borda, ideal para servir cervejas em grande volume e realçar o sabor equilibrado de estilos como Pale Ale, Stout e Lager.

Capacidade - até 600 ml

Pint ou Becker

Copo com base estreita e boca larga, o que faz com que a espuma se dissolva com maior rapidez, ideal para: Porter, Bitter e Stout . Tradicionalmente usado nos pubs ingleses e irlandeses. Com grande capacidade. Este copo tem a desvantagem de ser aquecido pelo calor da mão.
Caneca de cerveja, com corpo robusto e alça lateral, ideal para manter a temperatura da bebida e proporcionar uma pegada firme, tradicionalmente usada para estilos como Lager, Pilsner e Märzen.

Capacidade - até 1000 ml

Mug ou Caneca

Ideal para: Märzen, German Pils, Vienna Lager, uma caneca tradicional de vidro grosso e resistente, com grande capacidade. Garante durabilidade e bom isolamento térmico. A asa facilita o manuseamento e evita aquecer a cerveja com a mão. É o copo clássico usado na Oktoberfest.